Rádio Aliança

noticias / Itaiopolis

HOMENAGEM AMIGO DO TURISMO

Sexta-feira, 31 de março de 2017

HOMENAGEM AMIGO DO TURISMO

HOMENAGEM AMIGO DO TURISMO
No dia 29 de março, na noite de quinta-feira, no Paiol da Casa Polaski foi realizada a cerimônia de Homenagem e entrega do troféu “Amigo do Turismo”, com o objetivo de homenagear as iniciativas de desenvolvimento, viabilidade ou visibilidade do turismo no município de Itaiópolis.
A iniciativa e organização da homenagem partiu do Conselho Municipal de Turismo que tem dentre seus objetivos formular a política de Turismo no município; incentivar e promover o Turismo do Município; promover, junto às entidades de classe, campanhas no sentido de incrementar o turismo no município, manter intercâmbio permanente com outros Conselhos de Turismo, opinar sobre matérias de interesse turístico que lhe sejam apresentadas.
O Troféu Amigo do Turismo foi entregue a Senhora Ana Paula Eskelsen Presidente do Clube de Desbravadores Escolhidos para Brilhar e Julmar Marcos Zerger membro da Diretoria do Clube dos Desbravadores. João Brongiel e Tereza Brongiel, pioneiros da piricultura de Itaiópolis foi homenageado também com a presença das famílias que iniciaram a atividade da fruticultura com o seu incentivo.
Recepcionados pelos membros do Conselho Municipal de Turismo e pela presidente do Conselho Roseli Petenucci Franzoi, compareceram na homenagem Abel Schoereder - Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Reginaldo José Fernandes Luiz Prefeito de Itaiópois, Celestino Smangozeski - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilmar Nicolau Lang - Juiz de Direito da Comarca de Itaiópolis, Bernadete Grein - Gerente Regional da Epagri, Rejane Gadotti da Costa Lima - Chefe do Departamento de Turismo. Além de famílias da Agricultura Familiar e da Fruticultura, Membros do Clube dos Desbravadores, equipe de Técnicos da Epagri, CIDASC, membro da Associação Empresarial de Itaiópolis, pessoas da comunidade local e integrantes da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis que imprimiram ao evento, que se estendeu na Casa Polaski, todo simbolismo da cultura eslava preservada pelos descendentes da imigração polonesa.
Segundo a presidente do Conselho Roseli Franzoi, muitas têm sido as ações organizadas para o desenvolvimento do turismo, através do Departamento de Turismo e Cultura, da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis, Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado, Associação Empresarial de Itaiópolis, por grupos organizados como o Itarower Grupo de Ciclistas, o Motoclube Itanatrilha e Clube de Jipeiros Itanalama com envolvimento de comunidades locais e rurais. Ações integradas às questões culturais religiosas, como a Romaria Penitencial em Iracema e a Festa de Santo Estanislau em Alto Paraguaçu. ações em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Casa Polaski, Epagri, Secretaria Municipal de Educação e proprietários da Fruticultura e Agricultura Familiar. Sabe-se também que muitas destas ações demandam tempo, organização, financiamento e sobretudo credibilidade de que através da preservação da cultura o turismo poderá trazer o desenvolvimento econômico para Itaiópolis e região. Segundo a presidente, neste primeiro momento foi de comum acordo entre os conselheiros do COMTUR realizar a primeira Homenagem “Amigo do Turismo” ao Clube dos Desbravadores Escolhidos Para Brilhar e ao Senhor João Brongiel, sendo a primeira de muitas homenagens que serão realizadas futuramente. A Homenagem da noite de forma indireta, se estendeu as demais entidades e pessoas que acreditam no turismo em Itaiópolis.
O Clube dos Desbravadores Nascidos para Brilhar foi fundado em Itaiópolis no ano de 2007, tendo como sede a Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Clube realiza trabalho comunitário de poda e limpeza das hortênsias, com o objetivo de recuperar o cartão postal de nossa cidade e sua verdadeira beleza, se colocando sempre pronto para colaborar com a comunidade. Fazem parte do Clube meninos e meninas entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião que se reúnem uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidade, percepções e o gosto pela natureza. Trabalham em equipe procurando ser úteis para a comunidade.Engajados em campanhas e ajuda ao próximo tudo o que fazem procuram desenvolver com amor a Deus e à Pátria.
Senhor João Brongiel, pioneiro da fruticultura no município, vislumbrou possibilidades de desenvolver o cultivo e a produção da pêra como fonte de renda. O piricultor, aos 83 anos, natural de Araucária, veio à Itaiópolis na década de 60, formado pela escola da vida, transformou Itaiópolis em uma das cidades referência na região do planalto norte catarinense pela diversidade de fruticultura. Na ocasião ele foi agraciado com a presença de várias famílias que por ele foram incentivadas a iniciar e persistir no ramo da fruticultura. Emocionado e agradecido, Brongiel declarou que “os tempos estão difíceis, mas vai passar” deixando sua mensagem aos agricultores, “...procurem investir na diversidade, em outras variedades”. Para Brongiel “não tem barreiras, não tinha e não tem” e conclui “O sol ilumina a todos”. Nelson Richter que exerceu sua carreira de agrônomo como extensionista da Epagri apresentou a história do senhor Brongiel e ao final, emocionado, agradeceu ter tido a oportunidade de trabalhar em Itaiópolis e honrado em conhecer o senhor Brongiel e participar de todo o processo da fruticultura no município. O Prefeito Reginaldo José Fernades Luiz sugeriu aos vereadores ali presentes a entrega do título de Cidadão Honorário ao João Brongiel pelos serviços prestados a toda comunidade itaiopolense.
A cerimônia foi marcada por muitas emoções, mas principalmente por exemplos de generosidade, compartilhamento, desprendimento, persistência, voluntariado e gratidão através das ações dos homenageados. 

 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS