Rádio Aliança

noticias

I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana - Realização RCUB em Papanduva

Segunda-feira, 06 de março de 2017

I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana - Realização RCUB em Papanduva

 I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana - Realização RCUB em Papanduva
O município de Itaiópolis esteve muito bem representado por membros das comunidades eslavas e representantes governamentais no I Encontro Catarinense de Cultura Ucraniana - Realização RCUB em Papanduva/SC.
Prestigiaram o evento o presidente da câmara de Vereadores Sr. Celestino Smangojeski, Solange Steffen Secretária de Educação e Raquel Zanelatto Chefe do Departamento de Cultura. Autoridades locais de Papanduva, Santa Terezinha, Mafra, a abençoada presença do Padre Antonio Nazarko representando a Igreja Sagrada Família de Iracema e conceituadas instituições como a AJUSC – Associação de Jovens Ucranianos de Santa Catarina, ADR Associação de Desenvolvimento Regional com a presença de Abel Schroeder, Epagri Regional com Daniel UBA e Telma König, UnC Universidade do Contestado Campus Mafra com a participação da coordenadora do Curso de História Professora Me. Rozana Ferraz de Deus e professor Me. Sandro Cesar Moreira e acadêmicos do Curso de História.
Dando início aos trabalhos Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira abordou os ucranianos no Brasil: suas atividades, organizações religiosas e culturais; os ucranianos no mundo: a função e a preservação da cultura, carteira de ucraniano do exterior, estudar na Ucrânia; e o papel da Representação Central.
O Cônsul Honorário da Ucrânia e Vice-Presidente da RCUB, Mariano Czaikowski, na ocasião representado por Sérgio J. Maciura, abordou os 25 Anos das relações diplomáticas Brasil-Ucrânia e o papel da comunidade ucraniano brasileira; a situação atual da Ucrânia.
Dom Volodemer Koubetch, arcebispo católico brasileiro do rito ucraniano, atual Arquieparca de São João Batista dos Ucranianos fez o fechamento dos trabalhos matutinos abordando com muita profundidade e de forma brilhante as relações entre cultura e religião ucraniana.
Itaiópolis esteve representada por membros de várias comunidades formadas por imigrantes de origem ucraniana, onde as manifestações culturais ucranianas estão sendo preservadas, entre elas Iracema, Moema, Distrito de Itaió. Com destaque para a família Bossi que preserva o cultivo da tatarca (trigo sarraceno), base de pratos típicos da culinária ucraniana, representando a Arte Eslava de Itaiópolis, as pêssankas e a exposição itinerante de mandalas ucranianas e o rico bordado ucraniano com Maurício Linécia e as Irmãs Servas de Maria Imaculada, Irmã Júlia, Irmã Eugênia, Irmã Ana, Irmã Marilene, Irmã Eutêmia e Irmã Basilina.
As ações de resgate, valorização e divulgação das manifestações eslavas no município de Itaiópolis têm sido foco dos trabalhos da Casa da Cultura desde a implantação do PROMOART em 2008.
A continuidade das políticas culturais com enfoque na cultura de tradição será prioridade com ações pedagógicas articuladas entre a Secretaria de Educação e Departamento de Cultura e Turismo, pois os gestores públicos entendem que o sucesso das ações para o desenvolvimento do turismo histórico-cultural com a participação da agricultura familiar no município de Itaiópolis depende da articulação pedagógica com foco no resgate da cultura local. 

 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS