Rádio Aliança

noticias / Nacional

Começa a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina

Sexta-feira, 29 de abril de 2016

Começa a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina

Começa a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina
 A campanha de vacinação contra a gripe começou em Santa Catarina, nesta segunda-feira, 25. O Estado terá disponível 1.759 milhões de doses. Para dar início à campanha, o Estado recebeu 754.130 doses, o equivalente a 42,8% do total. O medicamento protege contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B, garantindo a imunização por um ano. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação. O governador Raimundo Colombo acompanhou o lançamento e recebeu a vacina, no Posto João Paulo, em Florianópolis, no início da manhã.

“A vacina já está disponível. Fazemos um apelo para que todos que estão nos grupos prioritários compareçam aos postos e recebam a vacina. Não dói, e não há reações adversas graves, atua na prevenção, é segura e, além disso, evita complicações causadas pelo vírus. Tenho certeza que com isso vamos diminuir o risco que hoje estamos enfrentando com a gripe”, disse o governador.

A meta da campanha é vacinar 80% das 1.739.814 pessoas dos grupos prioritários, em Santa Catarina, até o dia 20 de maio. Devem ser vacinados os idosos (acima de 60 anos), crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas para imunizar a população. A campanha envolve 6,6 mil profissionais da área da Saúde no Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Murilo Capella, destacou a importância da vacinação e a gravidade da doença. “Todos que estão nestes grupos devem tomar vacina, mesmo que estejam gripadas. A gripe é uma doença grave, e é muito mais grave aos grupos prioritários, que em 2015, tiveram 87% dos casos de óbito. A vacina deixa as pessoas mais protegidas para enfrentar o inverno, pois é principalmente a época mais crítica”.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Neste ano foi identificada em alguns estados do Brasil uma circulação mais precoce do vírus da gripe, com isso foi feito um esforço em conjunto com o Ministério da Saúde, Estado e municípios . para antecipar a campanha”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi.

O superintendente informou ainda que a vacina é segura, feita com partículas do vírus, isso significa que ela não tem a capacidade de gerar gripe na pessoa que foi vacinada. “O que pode haver depois da vacinação são alguns sintomas, ou seja, um pouco de dor no local da aplicação ou um desconforto,dor pelo corpo e febre. Todas estas ocorrências podem ocorrer em número bem pequeno de indivíduos, e tendem a desaparecer em 48 horas. Isso indica que a imunidade foi ativada pela vacina”.

O aposentado José Abel Bressan saiu cedo de casa para tomar a vacina, e ressaltou a importância da vacinação. “Eu tomo a vacina há muitos anos e o resultado é excelente. É mais qualidade de vida, já tive gripes que me deixavam de cama, e após as vacinas nunca mais tive gripe forte. Tenho uma vida mais saudável. Recomendo e aconselho para que todos recebam a vacina”, contou.

“Assim que fiquei sabendo que a vacina estaria disponível no posto já me programei para vacinar a minha filha. Eu acho importante a prevenção, porque não sabemos o que pode acontecer, e como já houve mortes é mais preocupante ainda”, relatou Aline Conterno, mãe da Nicole de um ano, que também estava no posto de saúde para a vacinação.

Folha de Itaiópolis
 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS