Rádio Aliança

noticias / Nacional

Modificação no cadastro eleitoral só até dia 04 de maio

Terça-feira, 19 de abril de 2016

Modificação no cadastro eleitoral só até dia 04 de maio

Modificação no cadastro eleitoral só até dia 04 de maio
 Encerra no dia 04 de maio o prazo para os eleitores que desejam fazer sua inscrição eleitoral, transferências de local de votação ou atualização cadastral. Após essa data, não será possível realizar nenhum tipo de modificação no cadastro.

O mesmo prazo vale para os jovens que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016 (data do 1° turno das Eleições municipais) e desejam votar nas eleições de outubro deste ano. Eleitores com 16 e 17 anos têm o voto facultativo e podem realizar seu alistamento eleitoral também até o dia 04 de maio.

Além disso, eleitores portadores de alguma deficiência física devem comunicar o cartório eleitoral, para que o local de votação seja adaptado e se torne acessível.

Para evitar as filas do final do prazo os eleitores devem procurar o cartório do seu município o quanto antes.

De acordo com a Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Beatriz de Fávere, o fechamento do cadastro é um prazo definido por lei para que a Justiça Eleitoral possa conhecer a formação do eleitorado para as próximas eleições.

Para os eleitores das cidades Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça estão sendo realizados o cadastro biométrico obrigatório e quem não fizer não poderá votar nas próximas eleições e ficarão sujeitos a sanções decorrentes da lei eleitoral. Nesse caso, a Justiça Eleitoral recomenda que a regularização seja feita até o dia 15 de abril, para que as possíveis filas do final do cadastro sejam evitadas.

Para a realização dos procedimentos é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). No caso do primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar também quitação militar.

Os eleitores que desejam emitir certidão de quitação eleitoral podem realizar o procedimento a qualquer tempo pelo site do TRE-SC. Já quem quer tirar a segunda via do título eleitoral deve procurar o cartório até o dia 22 de setembro de 2016.

TRE-SC alerta eleitores sobre falsos e-mails
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) alerta sobre a veiculação de e-mails falsos, cuja autoria tem sido indevidamente atribuída à Justiça Eleitoral. A mensagem enganosa afirma que o título do eleitor teria sido provisoriamente cancelado.

A Justiça Eleitoral ressalta que não realiza nenhuma comunicação via e-mail a eleitores e não autoriza nenhum outro órgão parceiro a fazê-lo. Recomenda-se a quem receber mensagens dessa natureza que apague imediatamente, pois além de serem falsas, podem conter vírus de computador.

 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS