Rádio Aliança

noticias / Regional

Prefeitos da região se reúnem com deputado em Mafra

Terça-feira, 06 de junho de 2017

Prefeitos da região se reúnem com deputado em Mafra

Prefeitos da região se reúnem com deputado em Mafra
 Projetos para o desenvolvimento econômico e social do Planalto Norte e cenário político nacional foram discutidos nessa sexta-feira, 2, em Mafra, durante reunião entre o deputado federal Mauro Mariani e os membros da Associação dos Prefeitos do Planalto Norte (Amplanorte). A reunião, coordenada pelo presidente da entidade, Adelmo Alberti (Bela Vista do Toldo), reuniu também os prefeitos Wellington Roberto Bielecki (Mafra), Luiz Divonsir Shimoguiri (de Três Barras), Reginaldo José Fernandes Luiz (Itaiópolis), Jean Carlo Medeiros de Souza (Monte Castelo), Juliano Pozzi Pereira (Irineópolis), Orildo Severgnini (Major Vieira) e Elizeu Mibach (Porto União). A prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz, também participou.



Questionado sobre as ações para a economia da região, Mariani falou sobre a criação de um fundo para financiar projetos. Os recursos deste programa viriam da venda da madeira , – pinos e eucalipto, extraída da Floresta Nacional Três Barras por meio de plano de manejo. Segundo o deputado, a proposta é o Estado assumir a gestão da Flona, por meio da Fatma, que já é responsável pelas pelos parques e unidades de conservação. O pleito já está avançando junto ao Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a floresta.



Hoje, o volume de madeira existente da unidade é superior a 400.000 mts³ de madeira plantada desde 1945. “São árvores antigas que estão morrendo, pois já passaram do tempo de corte. Um problema que poderia virar a solução para alavancar a economia da região”, avaliou o deputado.



“Seria uma espécie de compensação para a dívida histórica deixada pela União com uma região marcada pela Guerra do Contestado”, lembrou ele, que pediu a mobilização da região, por meio dos empresários, das associações e comunidade sobre a importância deste projeto. “Seria importante promover seminários para saber da opinião dos segmentos sobre o tema e sua importância para a economia regional”.



O prefeito Orildo Severgnini apoiou a proposta. “Tem milhares de árvores caídas. São toras que dariam para construir uma casa de trinta e cinco metros quadrados. Uma madeira que está apodrecendo. Poderia ser aproveitado”, ressaltou.



FUNDO CONSTITUCIONAL DO SUL

Mariani falou ainda da criação do Fundo Constitucional do Sul como ferramenta de combate às desigualdades regionais em Santa Catarina. O deputado informou que o Ministério da Casa Civil autorizou a produção de medida provisória criando o fundo, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul. “Depois vamos submeter a MP à aprovação da presidência da República. Estamos otimistas”, diz Mariani, que prevê algo em torno de R$ 6 bilhões para os três estados. “São investimentos que irão beneficiar não só o Planalto Norte, mas toda a região do Contestado e também algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, observou o deputado.



INCENTIVO

Sobre o cenário nacional, a preocupação do deputado Mauro Mariani é a preservação da economia, que já deu sinais de melhora com o crescimento do PIB anunciado recentemente. “Independente do presidente temos de manter a estabilidade. O País não pode parar”, alertou ele. “A pauta do congresso avançou. As sinalizações são muito positivas. É preciso separar as coisas. O país não pode ser penalizado. A vida tem de seguir e a Justiça fará seu trabalho, investigando e condenando quem tem culpa”,

FacebookWhatsAppGoogle Twitter

JMAIS
 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS