Rádio Aliança

noticias / Regional

Produtores de leite de Papanduva fazem curso de operação de ordenhadeiras

Sexta-feira, 12 de maio de 2017

Produtores de leite de Papanduva fazem curso de operação de ordenhadeiras

Produtores de leite de Papanduva fazem curso de operação de ordenhadeiras
Com o objetivo de impulsionar a pecuária leiteira e a melhoria da qualidade do leite em Papanduva, a Epagri e o Sindicato dos Produtores Rurais do município se uniram para realizar um treinamento sobre operação e manutenção de ordenhadeiras. A atividade foi realizada via Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nos dias 5 e 6 de abril, com 13 agricultores.

Os participantes aprenderam na prática como produzir leite de qualidade, dando a devida atenção à higiene e à operação dos equipamentos. Também foram abordados temas como indicadores de qualidade e exigências do mercado. “O mercado, ano após ano, está mais exigente em relação à qualidade dos produtos, e o agricultor precisa se adequar. Para isso, é necessário apoio técnico para identificar os pontos que podem ser melhorados dentro de cada propriedade”, destaca o engenheiro-agrônomo da Epagri André Yvan da Costa, um dos idealizadores do treinamento.

A produção de leite de qualidade interessa a toda a cadeia produtiva, pois resulta em maior rendimento de derivados lácteos e também maior lucro por litro. “Para isso, é necessário estabelecer um controle efetivo da mastite no rebanho, ter boas práticas de ordenha e higiene, realizar a manutenção preventiva e a limpeza correta dos equipamentos, fornecer resfriamento adequado ao leite e garantir o transporte atendendo as exigências da legislação”, reforça o agrônomo. 

Papanduva Noticias
 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS