Rádio Aliança

noticias / Saúde

Mafra e região redobra a importância da vacinação contra a gripe A

Quarta-feira, 13 de abril de 2016

Mafra e região redobra a importância da vacinação contra a gripe A

Mafra e região redobra a importância da vacinação contra a gripe A
O estado de Santa Catarina vem registrando, recentemente, vários casos de gripe provocados tanto pelo vírus influenza A H1N1 quanto pelo influenza B. Por este motivo, a gerência de Saúde da ADR Mafra redobrou a sua atenção, identificando, até agora, dois casos de gripe H1N1na região – um em Rio Negrinho e outro em Mafra.

A enfermeira Grazielle Machado Kovalski, responsável pela imunização e imunopreveníveis do setor de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde salienta que a vacina é muito importante para evitar um surto de gripe no estado e na região. Por este motivo, o início da campanha em Santa Catarina foi antecipado para o dia 25 de abril, sendo que, nacionalmente, a campanha de vacinação começa no dia 30 de abril, considerado o Dia D – Dia Nacional de Mobilização. Nesta data, um sábado, todas as unidades de saúde dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo) estarão abertas.

Grazielle destaca ainda os grupos que podem e devem participar da campanha de vacinação: idosos com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças crônicas relacionadas, crianças de seis meses até menores de cinco anos, profissionais da área de saúde, mães de recém-nascidos com até 45 dias, indígenas. E população prisional – inclusive adolescentes e jovens a partir de 12 anos, que cumprem medidas socioeducativas, encontrando-se privados de liberdade

A eficácia da vacina varia de acordo com o paciente e a proteção efetiva só começa em torno de 15 a 20 dias após a imunização. Grazielle frisa que a vacina oferecida na campanha é trivalente, protegendo contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2 e influenza B.

A gerente de Saúde da ADR Mafra, Tailine Fernandes Ribas, ressalta ainda que a imunização é importante, mas que os hábitos diários também contribuem e muito para evitar a doença. Por isso, é sempre bom lembrar das pequenas ações que fazem uma grande diferença na prevenção da gripe: ao espirrar, cubra sempre o nariz e a boca utilizando o antebraço (e não as mãos) ou então um lenço de papel, lave sempre as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia, utilize álcool gel para higienizar as mãos em locais onde não é possível lavá-las, mantenha os ambientes sempre ventilados, evite locais de aglomeração e ambientes fechados. Quando for inevitável, como no transporte coletivo, evite levar a mão ao rosto para que o vírus não chegue às vias respiratórias e procure consumir alimentos ricos em vitamina C, que fortalecem o organismo e o sistema  

 


Apoiadores

Hiperfarma Farmácia Popular Itavel

contato: 55 47 3652-1891 - contato@aliancafm879.com.br

Copyright 2008 - 2017 RÁDIO ALIANÇA FM 87,9 - Desenvolvido por HIRTH Soluçães Web.

Siga-nos
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Assine noss RSS